A Águia de Ouro foi fundada em 9 de maio de 1976, com a associação dos jogadores do time de futebol Faísca de Ouro a Carlos Alberto de Moraes, fundador da escola Pérola Negra. Na época Moraes havia deixado a Pérola. Entre uma partida e outra, fazendo samba e comandados por Gílson Carrioulo Antônio, e contando com o experiente Maíco, crescia a cada dia a roda de samba. Decidiram então fundar em 9 de maio de 1976, o G.R.E.S. Águia de Ouro. O primeiro ensaio foi realizado na Vila Madalena, mas esse foi o único naquele bairro. Todos os outros foram feitos na Vila Anglo-Brasileira, mais tarde, Vila Pompéia.[1]
Dos cerca de 50 jogadores do Faísca que ajudaram a formar a escola, 15 deles ainda comparecem regularmente à quadra da Águia, embora o time tenha parado de jogar em 1982. Desses, um dos mais importantes é Sidnei Carrioulo Antônio, atual presidente da agremiação.
A Águia de Ouro estreou em 1977 no Grupo 4 (atual Grupo 2 da UESP), com o Enredo "A Bahia de Jorge Amado" e samba de Ditinho, numa tarde de sol forte na Avenida Tiradentes. Nesta ocasião, a escola conseguiu o vice-campeonato, ascendendo ao Grupo 3 (atual Grupo 1 da UESP).
Em 1984, um incêndio na sede destruiu parte das fantasias e quase a tirou do Carnaval. De 1976 até 1986, os integrantes ensaiaram em praças do bairro, até conseguirem nesse ano um espaço em baixo do Viaduto Pompeia.
A escola de samba Águia de ouro foi campeã do acesso em 1998 e 2009.
Este ano de 2011 vem com o enredo :
Com todo gás a Águia de Ouro é fogo
Um grande abraço
Igor
Nenhum comentário:
Postar um comentário